Você sabia que diamantes não são raros?

Você sabia que diamantes não são raros?

Diamantes são símbolos de luxo e exclusividade. Crescemos valorizando essas pedras como raras. Em diversos países do mundo é tradição o noivo presentear a noiva com um anel de diamantes na hora de fazer o pedido ajoelhado. Quem nunca viu esta cena em um filme, né?

Aliás, as mensagens de que essas pedras são raras e indestrutíveis e, por isso, valiosas, estão em toda parte no cinema. Uma das maiores atrizes da telona e talvez a principal responsável por essa relação entre o amor, desejo, sensualidade e diamantes é Marilyn Monroe. “Diamonds are a girl´s best friend” (diamantes são os melhores amigos das garotas) é um exemplo de frase saiu da boca dela, mas não foi ela quem criou.

Quem domina a mineração e o mercado de diamantes no mundo é a De Beers, que regula a oferta do mineral para dar a sensação de escassez e o preço não baixar.

A verdade é que diamantes não são raros: Em comparação com o ouro, a disponibilidade de diamantes é quase 40 vezes maior no nosso planeta.

Também não são indestrutíveis: sim, apesar de muito resistentes, eles podem quebrar!

Esse apego dos ricos e famosos a esta pedra preciosa tem nome: marketing!

Na década de 30, os diamantes não eram vistos como objetos de desejo e as vendas tinham caído 80%. Então, a De Beers contratou a agência de marketing N. W. Ayer.

A agência pesquisou o público e descobriu que as mulheres simplesmente estavam interessadas em artigos mais modernos que uma simples joia. O que eles decidiram fazer sobre isso? Inundar os meios de comunicação da época, de forma direta e subliminar, com diamantes. A De Beers cobriu as estrelas da época (como Marilyn) em diamantes nas festas do Oscar, patrocinou filmes, jornais e revistas. Um dos anúncios dizia aos homens que as mulheres da vida deles mereciam que eles investissem um mês de salário no anel para fazer o pedido. E funcionou!

Em 1999, a frase “Diamantes são para sempre” foi escolhida como slogan do século e nos EUA atualmente 80% das mulheres recebem anéis de diamante quando são pedidas em casamento.

Busca marketing que fortaleça a sua marca e traga resultados reais para os seus produtos e serviços? Fale com a gente!

Comente

YOUR CAPTCHA HERE