Como usar o WhatsApp para alavancar as suas vendas

Como usar o WhatsApp para alavancar as suas vendas

O WhatsApp hoje é, de longe, o maior meio de comunicação pessoal pela internet no Brasil. Segundo o relatório “Mensageria no Brasil”, divulgado em fevereiro deste ano, o aplicativo está instalado em 99% dos celulares do País. Alguns dados da pesquisa são tão interessantes quanto: 90% dos entrevistados utilizam para mensagens de texto, 81% por mensagens de voz, 67% fazem ligações com o aplicativo e 50% utilizam os recursos de mídia social da plataforma, criando e visualizando stories.

Neste ano, a plataforma poderia liberou ainda um serviço de pagamentos e transferências de dinheiro, mas atualmente essa opção está travada pelo Banco Central e CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para análise de concorrência, de forma que a funcionalidade não crie uma situação de monopólio. Porém, pelo lado dos usuários, 61% responderam que gostariam de ter esta opção.

Mas o que isso tem a ver com a sua empresa vendendo mais? Tudo!

O WhatsApp pode ser um excelente aliado da sua empresa, principalmente se ela for de pequeno ou médio porte, mas é necessário saber utilizar os recursos que a plataforma oferece e tomar alguns cuidados. Primeiro e mais importante detalhe: utilize o WhatsApp Business (WB).

Projetado exatamente para atender às necessidades do pequeno e médio empresário, o WhatsApp Business – versão “profissional” da plataforma – traz opções úteis para o relacionamento diário com o cliente.

Mais organização

Com o WB, sua rotina pode ser simplificada e mais organizada. É possível, por exemplo, cadastrar mensagens automáticas de boas-vindas. Então, mesmo que você não esteja no celular no momento que o cliente buscar seu produto, o sistema iniciará a conversa para entender o que ele procura. Claro, por ser um dispositivo de mensagens instantâneas, o cliente sempre espera uma resposta rápida, mas não é possível estar 24 horas preso ao smartphone. Por isso, na mensagem automática também é interessante deixar claro o horário de atendimento, assim quem está do outro lado não fica aguardando se estiver fora do expediente.

A versão Business oferece também etiquetas para seus contatos. Imagine que você é dono de uma lanchonete. Saber quais pedidos ainda não foram atendidos, quantos lanches estão sendo preparados ou a caminho da entrega é uma mão na roda. Basta criar uma etiqueta para cada fase do atendimento e se organizar, diminuindo o risco de perder alguma encomenda e talvez até um cliente.

Mais meios para o seu cliente chegar

Por ser parte do grupo do Facebook, o seu número de WhatsApp pode ser colocado como um botão diretamente nas suas páginas tanto do próprio Face quanto no Instagram. E é possível ainda criar anúncios com o objetivo de trazer contatos por este meio. Essa facilidade que o sistema cria para o cliente pode ser uma vantagem competitiva para o seu negócio, aumentando a sua cartela de clientes. E já que estamos falando bastante da versão Business é importante destacar que é possível utilizar seu telefone fixo comercial no mensageiro, utilizando o mesmo número em todas as suas divulgações.

Outro atrativo é dar a noção para o cliente de que ele está de fato conversando com uma empresa. Você pode criar um perfil voltado 100% para o seu negócio e utilizar o logotipo como foto de perfil. Com isso, seu cliente se sente mais à vontade para conversar do que com a foto de uma pessoa desconhecida (que seria o caso se você estivesse utilizando o perfil pessoal). O mesmo vale para você, que pode ter no mesmo smartphone a versão Business para a empresa e ainda manter o WhatsApp pessoal, com suas fotos de perfil, seu nome e seus stories só para quem é do seu convívio pessoal.

Falando nisso, um alerta: embora possa parecer uma boa técnica, fuja de comprar listas de números de WhatsApp para fazer envios em massa de publicidade. Além de spam ser uma prática vetada pela plataforma, imagine a sua empresa ficar conhecida como aquele contato chato que todos os dias manda uma mensagem que você não pediu. Por isso, vale a regra de ouro: interaja com quem interagiu com você. Durante o atendimento, pergunte se a pessoa gostaria de receber ofertas por meio daquele canal. Se ela aceitar, coloque na lista. Se não, não!

Outra dica tão importante quanto: não crie grupos, eles expõem o número de telefone dos seus clientes para todos os outros usuários. Quer mandar uma oferta para sua lista? Crie uma “lista de transmissão”, é simples de fazer e todos receberão a mesma mensagem, mas como se você tivesse enviado uma por uma.

Como dissemos no início do texto, pelo menos metade dos usuários utilizam a plataforma de stories do comunicador. Crie campanhas e promoções atrativas para tornar este canal mais um meio de seus contatos chegarem até a sua empresa.

Abuse do WhatsApp Web

Esta é uma dica que a maioria deve conhecer, mas vale a pena repetir: se você trabalha no computador, mas fica utilizando o smartphone para responder, sua vida vai mudar agora! Utilize este link (https://web.whatsapp.com/) para acessar a plataforma do WhatsApp pela internet. Ter a possibilidade utilizar o comunicador pelo PC torna a digitação mais rápida e confortável, facilita a troca de arquivos e te permite ficar logado no computador do escritório, para que você ou o colaborador que você indicar respondam o cliente sempre em tempo real.

Se utilizado com sabedoria e profissionalismo, o WhatsApp pode ser um motor de vendas para a sua empresa. Gostaria de implantar uma estratégia que integre este e todos os canais para atrair, atender e fechar negócios com qualidade? Venha conversar com a gente!