Em mídias sociais nem todas as verdades são absolutas

Em mídias sociais nem todas as verdades são absolutas

As maiores dúvidas de qualquer empresa que está começando a investir em mídias sociais para alavancar seus negócios normalmente são: devo postar todo dia? O que devo postar? De que forma?

Responder a essas questões é o “santo graal” dos gerentes de mídias sociais e volta e meia aparecem “fórmulas mágicas” para seus perfis crescerem e terem o máximo de engajamento e conversão. Se por um lado algumas regras realmente devem ser observadas, por outro nem sempre é possível cravar verdades absolutas sobre o que funciona e o que não.

Primeiro de tudo: siga as regras

Anúncios online têm diversas regras de veiculação. Algumas se não forem observadas só irão diminuir o alcance do seu anúncio. Outras, no entanto, podem bloquear sua conta ou até te banir da plataforma. Tanto o Google quanto Facebook/Instagram contam com sistemas inteligentes que detectam tentativas – deliberadas ou não – de burlar as regras. Então sempre leia cuidadosamente as políticas de publicidade e siga à risca

Quando, quanto e como postar?

Como dissemos no início do texto, diversos consultores pela internet apontam “fórmulas”, algumas baseadas em pesquisas, do que funciona ou não em cada mídia social. Exemplo: Para o Instagram, poste no mínimo dia sim, dia não; utilize legendas pequenas e no máximo 10 hashtags. Significa que postar um pouco mais ou menos do que isso, escrever legendas um pouco maiores ou utilizar mais ou menos hashtags será pior ou melhor? A resposta, infelizmente, é um vago “depende”. E explicamos por que:

Cada perfil e cada negócio é diferente. Se você é um influenciador terá de ter uma estratégia diferente de uma marca de roupas, por exemplo, tanto na quantidade e conteúdo dos posts quanto stories e anúncios. Por isso, a melhor estratégia é aquela que funciona para você!

Como descobrir a melhor estratégia de mídias sociais para o meu negócio?

O que podemos dizer é que trabalho constante funciona melhor que qualquer fórmula mágica. Com pensamento estratégico, planejamento e análise de dados, sua agência ou consultor pouco a pouco levará a sua empresa para o trilho certo. Também é função dele saber quais imagens e textos são melhores para encantar o seu público, estudando o seu segmento. Quer saber quais devem ser as características de um consultor de comunicação? Confira neste texto!

Seja como for, resultados em mídias sociais ou anúncios online não vêm do dia para a noite. É comum (e até natural) que empresas que comecem a investir esperem resultados rápidos (que inclusive muitos profissionais prometem), mas isso é ilusão e pode fazer a empresa acreditar que este meio de captação de clientes não funciona.

Sobre quanto investir na sua comunicação, confira nosso último texto. E se tem dúvidas sobre se vale a pena contar com um serviço profissional de comunicação, confira este texto.

Gostaria de contar com mídias sociais com conteúdo de qualidade, que encantem o seu público-alvo e gere resultados de verdade? Fale com a gente!