Quanto investir em comunicação?

Quanto investir em comunicação?

Essa é uma pergunta que todo empresário já fez a si mesmo ou à sua equipe de comunicação, mas infelizmente não é simples de responder, já que depende de diversos fatores, como segmento de atuação e por quais ferramentas seu público interage melhor. Em geral, essas informações devem constar do plano global de comunicação, que reúne as soluções da sua equipe para o marketing institucional e de produtos, mídias sociais, anúncios, ações com imprensa e influenciadores… Enfim, a lista de possibilidades é longa e cabe à sua equipe ou profissional encarregado entender o seu negócio e chegar ao plano ideal. Veja neste texto o que esperar do seu consultor de comunicação!

Para quem você vende?

Profissionais experientes de marketing já chegaram a afirmar que pequenas e médias empresas devem guardar de 3% a 5% do seu faturamento bruto para investir em ações de marketing e apontam que grandes empresas chegam a aportar 10% dos seus ganhos. A verdade é que este é um número muito variável e ter qualidade na estratégia é mais essencial do que colocar caminhões de dinheiro.

Já percebeu como seu bairro pode ter 50 pizzarias e todas elas distribuem folhetos de cardápio? Agora, com aplicativos iFood e outras soluções, a eficiência desses folhetos pode ter caído um pouco, mas mesmo assim elas continuam fazendo. Por qual motivo?  Simples, eles funcionam! Quem nunca pensou em pedir pizza e recorreu a um folheto que estava jogado sobre a mesa da cozinha ou grudado com um imã na geladeira? Mandar fazer e imprimir esses folhetos tem um custo para a pizzaria, mas no final das contas ele compensa pelas vendas que gera. Se, em vez de uma pizzaria, seu negócio for um e-commerce de sapatos, o tipo de anúncio ideal será diferente. Suas vendas ocorrerão 100% pela internet, então naturalmente anúncios online no Google ou mídias sociais farão mais sentido do que um folheto impresso. Saber onde aplicar é tão ou mais importante do que quanto!

Um diferencial dos anúncios online é conseguir mensurar de forma mais concreta o retorno, sabendo, por exemplo, quantas pessoas viram seu anúncio, acessaram a sua loja e quais efetivamente compraram, além de outros milhares de dados que deverão ser interpretados pela sua equipe de comunicação para tornar a sua estratégia cada vez mais certeira.

Está à procura de uma estratégia de comunicação que traga resultados de verdade? Fale com a gente!