Comercial e comunicação: como essas duas áreas se complementam

Comercial e comunicação: como essas duas áreas se complementam

Imagine que a sua loja está localizada em uma grande avenida, que milhares de pessoas passam na sua porta todos os dias. Cada uma delas é uma oportunidade de venda para você, mas para converter essa oportunidade em faturamento no seu caixa é necessário primeiro atrair e depois fechar o negócio. Estes são os papeis, respectivamente, das áreas de comunicação e comercial, que precisam trabalhar de forma harmoniosa para obterem os melhores resultados.

Quanto mais, melhor?

Voltando ao exemplo da loja em uma grande avenida, seria o papel da publicidade trazer para dentro da loja quem está passando na porta. O papel da área comercial, ou de vendas, a de transformar essas pessoas que entraram em clientes. Pode-se pensar, portanto, que quanto mais pessoas entrarem na loja, mais vendas serão realizadas, certo? Nem tanto!

Nesta avenida que estamos imaginando, como em qualquer outra, passam pessoas de diferentes idades, gostos, estilos de vida e capacidade de compra. Seu produto agradará muitas delas, enquanto outras nem tanto. Neste caso, o papel da sua equipe de comunicação não deve ser o de trazer a maior quantidade de pessoas, mas sim a maior quantidade daquelas que tem o melhor potencial para compra. E como isso pode ser definido?

Existem diversas maneiras de entender qual é o seu público-alvo, como usar a série histórica de vendas, preço do produto, pesquisas, entre outras, mas a expertise da equipe comercial neste ponto é imbatível. Por estarem cara a cara com os clientes, os vendedores são fontes preciosas de qual é o público de interesse. Da mesma forma, são capazes de dizer quando as pessoas que entram na loja não estão dentro do público ideal. No marketing digital, essa relação com a experiência comercial deve ser ainda mais estreita, uma vez que a estratégia para captação de leads pode (e deve) ser constantemente afinada. Neste sentido, um retrato fiel de quem compra o seu produto e da qualidade dos leads (clique aqui para saber mais sobre leads) que estão chegando, dados pela equipe comercial, são bússolas importantíssimas para afinar a sua estratégia de anúncios on-line, por exemplo, e atrair um público cada vez mais propenso a comprar e a ser fiel à sua marca. Por isso, aposte sempre no trabalho em equipe para fechar cada vez mais vendas!