SEO, um caminho para o seu site chegar ao topo do ranking de pesquisas

SEO, um caminho para o seu site chegar ao topo do ranking de pesquisas

Imagine a seguinte situação: você está redecorando a casa e quer fazer algumas mudanças na sua área de trabalho, com uma nova mesa para o computador. Pensou em visitar algumas lojas, mas gostaria ao menos de fazer uma pesquisa de preços na internet. Acessa então o Google e digita: “mesa para computador”. A ferramenta de pesquisa traz mais de 75 milhões de correspondências em menos de um segundo, mas é claro que você não tem tempo para acessar uma por uma, então você começa a ver os primeiros resultados. No topo, o “Google Shopping” já traz anúncios de diferentes mesas, já com os preços e loja. Sua busca talvez acabe por ali, mas talvez role a tela para ver alguma loja onde você já comprou antes e teve uma boa experiência. De qualquer maneira, dificilmente sua busca passará para a segunda página do buscador.

Você não está sozinho nessa. Cerca de 90% das pessoas que acessam o Google ficam na primeira página do buscador e 60% dos cliques são para os três primeiros resultados da primeira página. Mas como a sua empresa pode estar na primeira página ou nesse desejado pódio dos três primeiros resultados? O SEO é um dos caminhos.

Relevância e otimização

A palavra SEO, Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), é um conjunto de técnicas que tem como objetivo entender como funcionam as fórmulas matemáticas do Google (ou algoritmos) para definir quais são os conteúdos mais relevantes para uma pesquisa. Imagine como a sua pesquisa seria cansativa se, ao colocar “mesa para computador” ou mesmo “mesa computador”, o sistema não “entendesse” seu objetivo e te trouxesse mesas de cozinha, para o quintal ou mostrasse também ofertas de computadores. Para te ajudar a ganhar tempo e ir direto no alvo, o Google conta com uma inteligência artificial que busca em todas as páginas da internet quais anunciam mesas para computador, utilizando para isso palavras-chave dentro dos textos e descrição de fotos dos anúncios. Quanto mais alinhado com o sistema seu anúncio estiver, maiores as chances de ele estar entre os primeiros da pesquisa.

Então se eu usar as palavras certas estarei sempre entre os primeiros? Não é bem assim. Além das palavras-chave, o Google também leva em consideração diferentes fatores para ranquear as páginas, como velocidade para acessar seu site, se ele é seguro para quem navega, se está bem adaptado para o uso com celulares (mobile), se há referências em outros sites ao seu. Enfim, todo o conjunto de fatores que mostram que o seu site é importante naquele assunto, tem “autoridade” e, por isso, deve ficar entre os primeiros.

Criar autoridade na internet não é do dia para a noite e não acontece por acaso. É um trabalho contínuo feito pela sua agência de comunicação especializada em SEO, que vai cuidar do conteúdo do seu site, criar seu blog (confira aqui como um blog ou área de notícias pode ser te ajudar a vender mais), atender seus clientes e aos poucos criar uma reputação para a sua empresa.

O SEO é uma ferramenta poderosa, mas que trará ainda mais resultados quando aliada a anúncios online e uma estratégia completa de comunicação

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