Briefing: o momento da sua agência te conhecer melhor

Briefing: o momento da sua agência te conhecer melhor

Em todo novo relacionamento as duas partes precisam se conhecer melhor e quando se trata de comunicação, isso é mais importante ainda. Seja na hora de contratar ou já no início do trabalho, garantir aos profissionais que vão trabalhar com a sua empresa informações precisas resultarão em uma estratégia mais efetiva para alcançar seus objetivos. Para isso existe o momento do “briefing”, que é justamente quando a equipe de comunicação se reúne com a empresa para conhecer seus objetivos, estrutura e práticas de mercado com o objetivo de construir um plano que contemple essas expectativas.

Quais são seus objetivos?

Independentemente do tamanho da empresa e seu mercado de atuação, o papel da comunicação é dar suporte para atrair novos clientes e fidelizar quem já compra de você, além de manter informados os seus fornecedores e o mercado em geral. Com isso em mente, o trabalho da sua agência de comunicação é entender quais são as “dores” do seu negócio e seus principais objetivos, em curto, médio e longo prazo, e pensar em medidas para atender a essas necessidades.

O fato é que ninguém conhece tão bem o seu negócio quanto você e a sua equipe. Antes do briefing, reúna-se com seus colaboradores e procure identificar como eles enxergam a empresa e quais pontos podem ser melhorados. Além de levantar dados para a sua equipe de comunicação, também criará um bom raio-x do que está ou não funcionando em processos administrativos, gerenciais e comerciais para uma possível repaginada.

Pelo lado da comunicação, em particular, algumas perguntas podem ajudar a guiar este bate-papo:

  • Como nossos clientes nos enxergam? (Como uma empresa de produtos caros? De má qualidade? Nossas entregas sempre atrasam?)
  • Como a gente gostaria que nos enxergassem?
  • Como nossos clientes percebem nosso atendimento?
  • Quais aspectos nossos clientes ainda não conhecem sobre a nossa empresa e que seria importante eles conhecerem?
  • O que meus concorrentes diretos fazem diferente de mim na comunicação? E como podemos fazer melhor?

Perguntas simples como esta ajudarão a criar um plano de comunicação que aplicará os recursos da sua empresa em ações e ferramentas que efetivamente atacarão suas principais necessidades.

Está sentindo falta de um plano de comunicação estruturado? Vamos conversar e transformar a sua maneira de informar, atender e se relacionar com seus clientes.