Qual é a melhor ferramenta de marketing digital para a sua empresa?

Qual é a melhor ferramenta de marketing digital para a sua empresa?

A falta de resultados é um dos fatores que desanimam empresários a investirem em comunicação de forma organizada, mas frequentemente a falta de um olhar estratégico aprofundado sobre o que cada ferramenta pode proporcionar – e saber escolher as que melhor atendem o seu negócio – é o principal motivo para a sua comunicação não estar atingindo o seu público. Então, como entender qual é a ferramenta de marketing digital ideal para trazer resultados?

Primeiramente é preciso saber onde está o seu público e como ele consome informação sobre o seu negócio. Atualmente existem diversas maneiras de interação, como mídias sociais, newsletters, blog. Confira neste primeiro post as principais mídias sociais e falaremos em breve sobre outras ferramentas.

Para quem você vende?

Entre as mídias sociais, as mais populares são o Facebook, Instagram e LinkedIn, cujos públicos se misturam (é bastante comum as pessoas terem perfis nas três plataformas). Porém, a maneira como utilizam cada uma é bem diferente. E seu negócio deve aproveitar isso.

Facebook

Em números absolutos é a maior rede social atualmente, com mais de dois bilhões de perfis ativos. É também dona do Instagram, que falaremos mais à frente, mas as duas plataformas tem maneiras bem diferentes de interação.

No caso de empresas, o Facebook permite a construção de páginas para interação com o público, mas aquelas que realmente têm vantagem são aquelas que vendem produtos e serviços para o consumidor final, as chamadas “B2C”. Aqui entram desde construtoras vendendo apartamentos, pet shops, escolas, concessionárias de veículos etc. A partir de postagens com texto, vídeos e fotos, é possível abastecer clientes de todas as informações importantes sobre o seu negócio, desde horário de funcionamento a informações sobre produtos e atender diretamente quem tem dúvidas por meio do Messenger. Por meio da plataforma é possível ainda criar anúncios para gerar leads (quer saber o que é lead? Clique aqui!). Dependendo da estratégia adotada, os anúncios podem ainda ser utilizados no perfil do Instagram.

E quando utilizar o Instagram?

Parte da família do Facebook, o Instagram também tem um público mais voltado para os negócios B2C, mas a diferença aqui está na maneira como a rede é utilizada: o foco está nas fotos e vídeos, o que a torna especialmente convidativa para negócios em que a imagem é essencial para a venda como bares e restaurantes, que podem utilizar fotos de pratos e drinks, e marcas de moda e beleza. Como as postagens costumam ter menos vida útil que o Facebook (pelo alto volume de usuários colocando as suas fotos), é comum que empresas façam novas postagens na rede quase todos os dias.

A ferramenta de “stories” (publicações que somem depois de 24 horas se não forem armazenadas no perfil) também são bastante utilizadas. Esta modalidade também está disponível no Facebook, mas tem um apelo maior no Instagram. Utilizando a plataforma de anúncios do Facebook é possível fazer campanhas de anúncio específicas para o Instagram. A plataforma também possibilita o atendimento de potenciais clientes pelo Direct (como é chamado o chat da plataforma). Por isso, apesar de ser uma rede “irmã” do Facebook, caso a empresa entenda que se ajusta melhor à estratégia, é possível utilizar apenas o Instagram.

E quem vende para empresas?

Se o seu negócio é B2B (business to business), a mídia social que atualmente mais atende a este nicho é o LinkedIn. A plataforma tem como objetivo realizar o encontro e a troca de ideias entre profissionais. Lá estão CEOs, diretores e toda a cadeia produtiva de empresas de todos os portes, incluindo profissionais do setor de compras. A plataforma permite a criação de páginas profissionais para relacionamento com clientes e parceiros e os gestores têm a opção de publicar artigos e links sobre o seu setor, criando um ponto de contato com possíveis clientes.

Produzir conteúdo no LinkedIn é uma excelente maneira de criar autoridade na sua área de atuação, mostrando a qualidade dos serviços e dos profissionais que compõem a sua equipe. A plataforma também permite a criação de anúncios, em moldes muito parecidos com o do Facebook, para trazer perfis qualificados para a sua página. Outra funcionalidade muito utilizada é a possibilidade de colocar anúncios de emprego e selecionar candidatos por meio de um sistema de busca que o próprio LinkedIn disponibiliza, tornando a busca por novos talentos mais efetiva.

Descobriu qual mídia é a mais adequada ao seu negócio? Gostaria de trazer mais clientes de forma online? Fale com a gente e descubra também outras ferramentas efetivas!

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