Seu cliente encheu o carrinho na sua loja online e desistiu da compra? Confira uma ferramenta que pode te ajudar!

Seu cliente encheu o carrinho na sua loja online e desistiu da compra? Confira uma ferramenta que pode te ajudar!

Quantas vezes você não está no meio daquela compra em uma loja online e por algum motivo teve que desistir, seja porque algo urgente apareceu no trabalho ou você não estava com o cartão de crédito na hora para cadastrar. Enfim, os motivos são muitos e essa situação é corriqueira, mas para quem administra um negócio online isso significa dinheiro deixando de entrar no caixa e o mais frustrante é que era um cliente na última etapa do “funil de vendas*”, ou seja, que já tinha sido “convencido” da compra, mas não a concretizou por qualquer outro motivo. Neste momento, muitos administradores se sentem de mãos atadas, principalmente quando essas “quebras” nas vendas são muito grandes. O que fazer?

A boa notícia é que nem tudo está perdido. Diferentemente de um supermercado ou loja de departamento em que as pessoas deixam para trás o carrinho cheio e não há maneira de saber quem foi e porquê desistiu, em ambiente online é possível ter algumas dessas informações a atuar para reverter a situação. A isso, se dá o nome de “Remarketing”.

Aquele empurrãozinho que falta

Atualmente, as principais plataformas de marketing digital, como Google e Facebook, possuem ferramentas de Remarketing. O objetivo, claro, é reincorporar o cliente “perdido” ao ciclo de vendas e dar aquele último incentivo para a compra. Neste caso é feita uma nova campanha, utilizando exclusivamente este público como alvo. Peguemos como exemplo uma loja online de eletrônicos, que percebeu que no último mês 10% das pessoas que escolheram uma TV de 50 polegadas (um produto de alto valor) não concluíram a sua compra. Neste caso, a equipe comercial decide pensar em uma estratégia especial, como um brinde, desconto de ocasião ou condições especiais de pagamento. A partir do Google Ads ou Facebook Ads é possível criar uma campanha que vai ser exibida exclusivamente para essas pessoas que desistiram da compra da TV de 50 polegadas. Com mais este incentivo ou um novo argumento de vendas direcionado especialmente a elas, a chance de recuperar este cliente e concretizar a venda aumentarão muito. É possível ainda utilizar uma ferramenta de newsletter e “lembrar” o cliente que a compra não foi concluída, ajudando a reacender o desejo pelo bem e facilitando o retorno dele à loja.

O Remarketing é uma ferramenta poderosa para te reconectar aos seus clientes, mas funcionará ainda melhor se a sua empresa já conta com uma estratégia efetiva de marketing digital. Quer entender o funil de vendas e descobrir como um trabalho organizado de comunicação pode te ajudar a vender mais?

Confira este nosso post especial sobre o assunto!

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