Cinco características que a sua empresa deve esperar de um consultor de comunicação

Cinco características que a sua empresa deve esperar de um consultor de comunicação

Sua empresa já entendeu a importância de uma estratégia de comunicação forte, mas o dia a dia corrido e a falta de conhecimento técnico muitas vezes ficam no caminho de quem quer investir com inteligência. Como é natural para qualquer serviço que esteja fora do nosso ramo de atuação, o caminho natural é procurar um parceiro ou uma empresa que tenha o conhecimento técnico que você precisa e possa entregar resultados que sozinhos, você a sua equipe, não conseguiriam.

O consultor ou empresa de comunicação é aquele intermediário que vai te ajudar a conseguir os melhores resultados de acordo com uma série de fatores relacionados à realidade da sua empresa e ao mercado em que ela atua. Separamos cinco características que te ajudarão a identificar um profissional que pode fazer a diferença no dia a dia do seu negócio.

1 – Ele tem que conhecer o seu negócio

Se você tem uma padaria, não espere que ele saiba fazer pão. Não é isso! É claro que ele não entenderá como você do seu mercado ou dos produtos que você vende. Mas vai entender como tudo funciona, como é seu método de produção, como funciona sua força de vendas, quem são os principais concorrentes e de que forma eles atuam. Tanto nesta quanto nas outras características abaixo, ele precisará da sua ajuda para obter e interpretar dados. Então espere um contato bastante intenso com seu novo consultor, principalmente no início do trabalho.

2 – Ele deverá entrar na cabeça do seu cliente

Porque seu cliente compra de você? O que torna seu produto especial? Fatores históricos, qualidade, prazo, atendimento, enfim, tudo que o cliente preza (e o que ele não gosta tanto) na sua marca é do interesse do seu consultor. Desta forma, ele poderá escolher as ferramentas de comunicação apropriadas, que estimularão os fatores que levam alguém a comprar de você. Mas não só isso! Também é papel dele agir como uma ponte para informar o que não está tão legal na sua operação e que, com as mudanças certas, pode te trazer melhores resultados.

3 – Ele tem que saber qual é o seu objetivo

Toda empresa tem metas e objetivos. Quem não é o número um, quer ser. Quem já é, quer manter. Em qualquer um dos casos, a comunicação pode te ajudar. Mas, para isso, é importante saber onde você quer chegar e em qual prazo. Uma relação próxima entre a liderança, a força de vendas e a comunicação de uma empresa forma um time de ataque imbatível!

4 – Quanto a sua empresa pode investir?

Materiais impressos, anúncios em plataformas digitais, produção de vídeos, organização de eventos, entre outras tantas ferramentas estão disponíveis e um bom consultor conhece a que dará melhores resultados, relacionando aquilo que a sua empresa precisa com o que ela é capaz de investir.

5 – Vai ser transparente com os resultados

Quando a esmola é demais, o santo desconfia, né? Se o consultor te promete mundos e fundos e investe o seu orçamento, é preciso também trazer resultados. É claro que o trabalho de comunicação não vai transformar o seu negócio do dia para a noite. É um esforço continuado, o chamado “trabalho de formiguinha”, em que a estratégia é sempre aprimorada. Mas conte com um consultor que seja transparente e diga sem rodeios quais resultados esperar.

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