Como o Marketing Digital te ajuda a vender mais?

Como o Marketing Digital te ajuda a vender mais?

Que contar com um trabalho estruturado de comunicação é importante, todo empresário bem informado sabe, mas nem sempre fica evidente como algumas ferramentas se destacam no processo de atração e fidelização de clientes. O marketing digital, especialmente, acompanha o cliente durante toda a sua jornada de compra e é um importante aliado do funil de vendas das empresas. Estes podem parecer termos estranhos para quem não está acostumado, mas já vamos explicar:

Da descoberta à decisão: o funil de vendas

Essa teoria diz que o processo de atração de clientes tem o formato de um funil ou uma pirâmide de cabeça para baixo. O topo é a parte mais larga porque, em qualquer ação, sempre uma grande base de pessoas é estimulada. Pense que a sua pizzaria distribua todos os meses dez mil folhetos pelas casas da região de atendimento. A partir dessa ação, pelo menos dez mil pessoas passarão a conhecer o seu negócio, mas é um público ainda muito grande: existem os que já estão acostumados a comprar em outras pizzarias e gostam dos produtos que consomem (são fidelizados pela concorrência), outros pedem cada semana em um local diferente (gostam do produto, mas ainda não são fidelizados) e até aqueles que não tem o hábito de comprar pizza (não são fãs do produto). A primeira fase do funil de vendas age sobre todos esses públicos, mostrando que seu negócio existe. No marketing digital, este é o papel de blogs, newsletter e outras ferramentas que mostram o que é a sua empresa, quais são os seus produtos e como vocês trabalham.

De contato a lead

A partir daí, segue a etapa para o meio do funil, em que uma parte deste público inicial se torna um lead, que na linguagem da comunicação é a parte do público que está interessada no seu serviço. Voltando ao caso da pizza, podem ser aqueles que pedem toda semana mas ainda não tem uma pizzaria favorita ou aqueles que ainda não pedem sempre. Em ambos os casos, são contatos que há a possibilidade real e imediata de consumir seus serviços. Seu papel agora, é convencê-los. Com ferramentas digitais, neste ponto sua empresa vai “trabalhar o lead”, oferecendo mais informações, deixando ele por dentro das novidades, promoções e facilidades para adquirir seu produto. O objetivo é ajudá-lo a tomar a decisão de compra.

Mas e aqueles que já tem uma pizzaria favorita? Eu nunca vou conseguir convencer? Para estes, a estratégia é continuar o trabalho de topo de funil, mostrando as qualidades do seu trabalho e do seu produto, oferecendo facilidades e condições compatíveis com os produtos que ele já consome. Neste caso, o objetivo é convertê-los em leads e trazê-los para o meio do funil.

Lead a cliente

Essa é a fase final do funil. Neste ponto, trabalha-se a integração do trabalho da comunicação com outras áreas da empresa. Se um argumento é que a sua pizza chega à casa do cliente em menos de 40 minutos, é preciso que os processos internos das áreas de produção, comercial e logística estejam prontos para atender a essa demanda. Se um cliente que acabou de ser convencido pedir uma pizza e ela chegar duas horas depois e fria, ou se for mal atendido pelo telefone ou receber o sabor errado, a possibilidade de ele nunca mais pedir é altíssima. A base do funil de vendas, antes de tudo, é o momento de a empresa também mostrar que tem a qualidade que ela anuncia.

No marketing digital, o final do funil não significa o fim do trabalho, mas apenas uma das fases da jornada de compra com o cliente. Conseguiu vender? Agora, o papel das suas ferramentas de comunicação será o de fidelizar e gerenciar essa experiência com o novo cliente, inclusive lidando com eventuais críticas e trabalhando para recuperar aqueles que por qualquer motivo tenham tido uma crise de confiança com seus produtos e serviços.  Esta parte do trabalho, de gestão do relacionamento com o cliente, é chamada de CRM (Customer Relationship Management) e falamos dela neste texto do nosso blog. Clique aqui e saiba mais: http://www.sitedakiwi.com.br/2019/03/14/crm/

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