Conheça a importância do CRM

Conheça a importância do CRM

Como a sua empresa lida com o cliente depois que ele sai pela porta? Em um mercado cada vez mais competitivo que disputa cada venda, contar com uma clientela fidelizada é um diferencial importante. Entender os hábitos dos consumidores em relação aos seus produtos e serviços e agir de acordo (em vez de apenas esperar que eles apareçam) é tarefa da estratégia de CRM da empresa. A sigla, que em inglês significa Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management) reúne diferentes ferramentas e ações (algumas bem simples) que mudam a percepção do consumidor sobre a empresa.

Por que o CRM é importante?

Imagine que você tenha adquirido um carro em uma concessionária. Um dia depois, você recebe uma ligação da gerência perguntando o que achou do carro, do atendimento, da rapidez para desembaraçar a burocracia com os documentos. Meses depois, o gerente volta a te ligar, lembrando que seu automóvel deve estar chegando aos 10 mil quilômetros rodados e que é hora de fazer a revisão. Você, que tem milhares de coisas para cuidar, quase deixou essa passar, mas ali mesmo por telefone marca um dia e horário. Chegando para a revisão, o gerente está à sua espera e a equipe do Pós-venda já tem todas as informações sobre o seu veículo, realizando a revisão rapidamente. Não seria ótimo se as empresas tratassem os clientes assim?

Infelizmente sabemos que não é sempre da maneira como descrito acima, mas hoje as grandes marcas estão investindo muito em relacionamento com o cliente, pois, no exemplo de uma concessionária, além da venda do carro em si, essa atenção a mais com o cliente já geraria fluxo também na área de Pós-venda, além de estimular o comprador a se manter fiel à marca quando decidir trocar seu veículo.

Mas só grandes empresas podem se beneficiar do CRM?

Claro que não! O CRM vai desde uma equipe bem treinada para oferecer as informações que o cliente precisa sem demora até ter uma lista de aniversários para envio de cartão por e-mail. É claro que dependendo do ramo e do porte da empresa, as estratégias se tornam mais sofisticadas, porém, o mais importante é conhecer como seu cliente se comporta, seus hábitos em relação ao seu produto e, principalmente, como eles gostariam de ser tratados.

Gostaria de saber como a sua empresa pode contar com este olhar mais apurado para o seu cliente? Fale conosco!

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