Sua empresa precisa mesmo de assessoria de imprensa?

Sua empresa precisa mesmo de assessoria de imprensa?

Para trazer mais visibilidade para o seu negócio, muitos empresários e até profissionais liberais procuram os serviços de assessoria de imprensa, imaginando que o seu negócio sairá em matérias de diversos jornais, revistas e sites e que ele mesmo dará dezenas de entrevistas, o que refletirá em mais clientes comprando no balcão.

A pauta jornalística precisa de relevância de assunto. Jornalistas buscam apontar tendências, mostrar o que há de novo e curioso no mercado ou como uma necessidade que afeta muitas pessoas foi resolvida por um serviço ou produto. É sempre o novo, o diferente, o mais expressivo ou o que está em evidência naquele momento. Pense na seguinte situação: você tem uma clínica de estética, realiza um bom trabalho, alcança excelentes resultados com seus clientes e busca uma assessoria de imprensa. Seu faturamento ainda não é tão expressivo, seu leque de serviços está alinhado ao que o mercado oferece de melhor, mas não a ponto de ser diferenciado. É uma empresa sólida, com mais de 10 anos de atuação, mas não é aquela franquia que tem mais de mil unidades por todo o Brasil. Apesar de não ter a maior empresa no seu ramo de atuação, você sente que as qualidades que atraem seus clientes podem ser interessantes para serem divulgadas a imprensa.

Muitas assessorias, no seu papel de conseguir mais clientes, encorajam essa mentalidade. Pior para os assessores, que, na ansiedade de cumprir as metas estabelecidas em contrato com os clientes, são obrigados a inventar novos assuntos o tempo todo para estimular com a imprensa. Por não ter mais do que falar, à vezes sugerem pautas, no mínimo, duvidosas. O jornalista esportivo Flavio Gomes certa vez comentou um e-mail que recebeu de uma assessoria de imprensa, sugerindo como pauta o “Camaro Amarelo” adquirido por um empresário do ramo de vidros (veja aqui, o post). Este exemplo mostra como às vezes os assessores são obrigados a forçar a barra para tirar pauta de onde não tem.

Mas o motivo de a sua empresa não ter “pauta” sempre significa que ela nunca terá? Ou que é irrelevante?

Claro que não. Voltando ao exemplo do centro de estética, existem diversas estratégias que podem, efetivamente, dar mais visibilidade ao seu negócio e ajudar a atrair mais clientes. Um site bem feito, com blog falando de novidades, já é uma excelente maneira de manter o público que se interessa pelos seus produtos sempre bem informado. Participar ativamente e de maneira estratégica nas redes sociais também ajuda a aproximar novos clientes e fidelizar quem já compra com você. Além disso, hoje também é possível criar revistas, jornais e até fazer vídeos para se comunicar diretamente com seu público-alvo. E muitas vezes serviços como este podem ter investimentos até inferiores ao de uma assessoria de imprensa. E o melhor: incluir ainda ações pontuais com a imprensa, na medida que a sua empresa realmente precisa. Está lançando um produto que é tendência ou trouxe um serviço diferenciado no setor? Produziu um artigo sobre um tema que está em evidência e tem tudo a ver com o seu mercado de atuação? Oferecer para os veículos de comunicação pode ser uma ótima opção. Tiros certeiros, sem forçar a barra.

Qualquer trabalho de comunicação só dá certo quando se utiliza a ferramenta correta para o resultado pretendido. A assessoria de imprensa é um serviço essencial para algumas empresas, mas não para todas.

Quer saber como a comunicação da sua empresa pode ser melhor? Fale com a gente!

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