Movimento Maio Amarelo alerta para a segurança e responsabilidade no trânsito

Movimento Maio Amarelo alerta para a segurança e responsabilidade no trânsito

O movimento Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o objetivo de alertar a sociedade e engajar poder público, empresas e entidades em prol da segurança viária e já conta com a participação de 23 países.

A escolha do quinto mês do ano é uma referência à data de 11 de maio de 2011, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ação para a Segurança do Trânsito”, na qual governos se comprometem a tomar novas medidas para a prevenção de acidentes, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas anualmente e correspondem à nona maior causa de mortes no mundo. No mês de maio também é a realizada a “Semana Mundial de Segurança do Pedestre”, lançada em 2013 e conhecida como “Campanha Zenani Mandela”, em memória da neta do Presidente sul-africano, vítima fatal de um acidente em 2010, dias após completar 13 anos de vida. O amarelo foi a cor escolhida por simbolizar a atenção e também a sinalização de advertência no tráfego.

Menos carros, mais acidentes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% das mortes no trânsito ocorrem em países de média e baixa rendas, grupo que possui menos da metade dos veículos do planeta (48%). O Brasil, inserido nesse conjunto, é o quinto colocado no ranking de mais ocorrências.

A OMS também é responsável pelo Relatório Global de Segurança no Trânsito, publicado em 2013. Segundo ele, a chave para a redução da mortalidade é a adoção de leis mais severas para a fiscalização dos cinco principais fatores de risco: dirigir sob efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, do cinto de segurança e das cadeirinhas (no caso do transporte de crianças).

Concurso fotográfico

Uma das ações do Observatório Nacional de Segurança Viária para a conscientização sobre o alto número de mortos e feridos em acidentes é o Concurso Fotográfico Maio Amarelo, com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”. As inscrições vão até dia 31 de maio e os participantes devem capturar imagens que ilustrem ações de civilidade nas ruas e rodovias brasileiras.

Você encontra mais informações neste link: http://maioamarelo.com/acoes-noticias/maio-amarelo-lanca-concurso-fotografico-aberto-a-sociedade/

Comente

YOUR CAPTCHA HERE